17 de fev de 2012

CARNAVAL 2012 EM PORTUGAL

Carnaval: Mais de nove mil crianças mascaradas nas ruas de Torres Vedras

Mais de nove mil crianças desfilaram hoje mascaradas de desportistas pelas ruas de Torres Vedras, cidade que, com o corso escolar, dá início aos festejos de Carnaval, que se prolongam até terça-feira.
O dia de hoje iniciou cheio de sol e as ruas do centro da cidade de Torres Vedras encheram-se com cerca de 30.000 pessoas que assistiram e participaram no Corso Escolar, corso este que marcou o arranque oficial do Carnaval mais português de Portugal, o Carnaval de Torres Vedras.
Numa clara manifestação de paixão pelo Carnaval, os cerca de 9.000 participantes, crianças e jovens, de 109 estabelecimentos do ensino público e privado, trouxeram a Torres Vedras muita animação, cor, alegria e muita, muita criatividade.

No ano em que o carnaval é alusivo ao tema do desporto, crianças e adolescentes das escolas do concelho mascararam-se a rigor.

Entre os pequenos foliões, destacaram-se surfistas, karatecas, ginastas, cavaleiros de hipismo, bolas de futebol, tenistas, damas, mergulhadores,jogadores de baseball, apoiantes de claque, deuses do Olimpo, automobilistas, cartas, lutadores de sumo e peças e tabuleiros de xadrez.

Com apenas seis anos, Francisco, da Escola Internacional de Torres Vedras ( EITV ) ,como podemos ver na foto em cima, desfila divertido mascarado de jogador de baseball, enquanto Alice, de nove anos,e as professoras seguem de "meninas de claque".

Da escola do Sarge, 25 crianças dos três aos cinco anos saíram à rua mascaradas de damas.

Mascarados de cartas, mostrando a imagem do às, da seta, do rei, valete de ouros, espadas, copas e paus seguem 65 crianças da escola básica do Barro, entre os três e os 10 anos.

O programa festivo prossegue hoje à noite com a chegada dos reis do Carnaval a Torres Vedras, dois homens da sociedade local, e com a cerimónia simbólica da entrega das chaves da cidade pelo presidente da câmara aos representantes da monarquia carnavalesca, que durante os cinco dias da folia vão 'governar' o concelho.

A animação continua depois até de madrugada pelos bares e discotecas da cidade. O primeiro corso dos carros alegóricos sai à rua sábado à noite.
 O Carnaval de Torres Vedras, que sai à rua de 17 a 21 de fevereiro, conta este ano com um orçamento de 375 mil euros e deverá atrair 300 mil visitantes, gerando todos os anos receitas na ordem dos três milhões de euros para a economia local.



Sexta-feira 17 de fevereiro 2012

Na manhã do dia 17 de fevereiro tem início um grande espetáculo de cor e originalidade, com mais de 9 mil crianças e jovens de todo o concelho a desfilar no corso escolar. Além da alegria genuína e contagiante das crianças, este é o momento de mostrar a criatividade de muitos meses de trabalho. Imperdivel!

Ao início da noite é altura da chegada de Suas Altezas Reais e da entrega da Chave da Cidade pelo presidente da Câmara Municipal. Até 22 de fevereiro é apenas aos reis do Carnaval que devemos obediência.

O concelho de Torres Vedras sempre foi essencialmente rural. Os homens trabalhavam a terra de sol a sol e, quando chegava a época do Entrudo, abriam o baú lá de casa e encontravam ... roupas femininas. Foi por esta razão que surgiram as célebres matrafonas de Torres Vedras (homens vestidos de mulher). Não admira, assim, que também rei e rainha sejam dois homens e sempre figuras locais.

Eis que começa o aquecimento! Não vai propriamente treinar para chegar aos Jogos Olímpicos, mas reconhecemos que é uma boa prova de esforço. A noite do Carnaval de Torres Vedras atrai milhares de pessoas que preenchem todas as ruas e praças do centro da cidade. Aqui não se sente frio, a temperatura até sobe à medida que a noite avança, a música faz "tirar os pés do chão" e todos se divertem num ambiente que, inacreditavelmente, nos parece familiar. Muitos bares abertos toda a noite, discotecas e alegria garantida. Apesar de querer chegar rapidamente à meta, não parta o motor na primeira noite. Venham mais cinco!


Sábado 18 fevereiro 2012

Durante o dia de sábado aproveite para repor energias. Ao final da tarde vá até à Praça da República, visite o monumento ao Carnaval, beba um café e aprecie o pastel de feijão. Não se assuste com o ribombar dos tambores e bombos... são os Zés-Pereira de Amarante que também fazem parte desta festa. Poderá começar a sentir o pulsar da cidade que se torna frenético com o cair da noite. Milhares de foliões jantam em grupo e vão assistir ao concurso de mascarados que tem lugar na noite de sábado. Há grupos organizados que criam as suas máscaras de acordo com o tema e distinguem-se os mais originais. Superada a noite de sábado estará automaticamente qualificado para a meia-final.


Domingo 19 fevereiro 2012

Domingo saem à rua os carros alegóricos, construídos por empresas e artistas locais, carregados de sátira política e social. Esta é a tarde perfeita para a diversão de toda a família. O corso de Domingo é um "mundo mágico" para os mais novos que adoram vestir a pele dos seus super-heróis.


Segunda-feira 20 fevereiro 2012

Caso tenha guardado o dia de segunda-feira para descansar... pode esquecer! Em Torres Vedras não se descansa. Há que preparar tudo para a noite, uma das mais fortes do Carnaval de Torres. É natural que comece a acusar, a esta altura do campeonato, algum desgaste físico.


Terça-feira 21 fevereiro 2012

Terça-feira é o dia dos mais resistentes. Voltamos a ter corso com muitos mascarados, carros alegóricos, matrafonas, Zés-Pereira e Cabeçudos.


Quarta-feira 22 fevereiro 2012

Na quarta-feira à noite temos o enterro do Entrudo e depois... bem, depois começamos a pensar na estratégia de jogo para o próximo ano.

Um comentário:

Octávio disse...

9000?
é mentira aquilo parecia mais 900 000!